Giárdia


A giárdia é um protozoário que parasita o intestino de cães e gatos, e como se trata de uma zoonose, pode contaminar seres humanos também. É transmitida geralmente pela ingestão de água contaminada, pois os cistos liberados em fezes permanecem em ambiente úmido por várias semanas.

Este parasita causa dano à mucosa do intestino, ocasionando uma má absorção dos alimentos ingeridos, além de interferir na digestão, principalmente de lipídeos, gerando um quadro de diarreia espumosa e esteatorreica. Geralmente em filhotes causa diarreia crônica intermitente ou persistente, podendo acarretar em debilitação crônica. A maioria das vezes os animais continuam se alimentando normalmente, mas tem perda de peso e desidratação.

A prevenção desta doença é feita através da vacinação. Os filhotes e adultos iniciam o protocolo vacinal em 2 doses e após isto a revacinação é realizada em dose única anualmente. Ao aparecimento de qualquer sintoma um médico veterinário deverá ser consultado, para que o animal seja diagnosticado e tratado corretamente, e para que este oriente como realizar uma desinfecção efetiva do ambiente.

Ellen S. Marinho

CRMV-SP 23.778