OBESIDADE


A obesidade é uma doença crônica que causa prejuízos à saúde e redução no tempo de expectativa de vida, pois interfere no metabolismo, em músculos e esqueleto e na fisiologia do animal. Em 2002 uma pesquisa demonstrou que no estado de São Paulo 17% dos cães eram acometidos por esta doença, e aproximadamente 30% dos gatos.

A obesidade esta relacionada a problemas cardiovasculares, articulares e locomotores, podendo prejudicar desenvolvimento ortopédico de cães em crescimento. Gatos desenvolvem mais frequentemente diabetes mellito, claudicação, problemas cutâneos e lipidose hepática em anorexia. Além disso sabe se que o aumenta o risco anestésico, risco de complicações em parto.

Esta doença pode ser causada por doenças endócrinas, como hipotireoidismo e o hiperadrenocorticismo. No geral envolve dieta, exercícios e tratamento da causa. A atividade física é a forma mais eficiente de gastar energia de maneira saudável.  Além de trazer outros benefícios como reduzir a hipertensão, reduzir a resistência à insulina e aumentar a termogênese da manipulação do alimento. O uso de medicações é necessária em alguns casos também. Por isto é sempre importante levar seu animalzinho em um médico veterinário para que se investigue possíveis causas e oriente sobre qual forma de tratamento é o mais eficaz para ele.

Ellen Marinho

CRMV-SP 23.778

Médica Veterinária