TOXOPLASMOSE


A Toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário, transmitida pelo gato, que elimina em suas fezes uma forma não infectante do protozoário que, em contato com o solo, amadurece e se torna infectante após 24 horas. A transmissão para o ser humano é fecal-oral, e ocorre geralmente ao se limpar a caixa de areia dos gatinhos e colocar a mão na boca ou preparar alimentos sem a devida higienização. Bem comum também é a contaminação em areia de parques e praças.

Esta doença é incomum em gatos, sendo este o hospedeiro definitivo, fazendo parte do ciclo de vida deste microorganismo. Os humanos e outros animais podem desenvolver a doença que causa necrose focal no órgão acometido e a gravidade da doença varia conforme a localização. Podem ser acometidos fígado, pulmão, linfonodo, sistema nervoso central, olhos entre outros orgãos. Em mulheres grávidas pode causar aborto ou anormalidade fetal grave.

A prevenção desta doença é feita através da limpeza diária da caixa de areia, sendo esta realizada com água fervente e sempre com o uso de luvas, o uso de luvas para jardinagem, a lavagem cuidadosa de legumes e verduras consumidos crus e lavando sempre as mãos antes das refeições.

Ellen S. Marinho

CRMV-SP 23.778