Vacinação em Cães: V10


A V10 é uma vacina para cães que previne doenças como cinomose, parvovirose, leptospirose, hepatite infecciosa canina, entre outras.

A cinomose é uma doença, causada por um vírus, que causa diarreia, sinais respiratórios e neurológicos. Leva a morte a maioria dos animais que a contraem e deixa sequelas, principalmente neurológicas, na maioria dos animais que sobrevivem. É transmitida através do contato direto com algum animal doente ou objetos que tenham entrado em contato com este, como camas, brinquedos e potes de comida.

A parvovirose é uma doença que acomete principalmente animais jovens, característica por provocar uma gastroenterite hemorrágica. Uma quantidade muito grande de filhotes morrem por causa desta doença, que é transmitida atrás de contato com animal doente ou objetos que tenham entrado em contato com este. Pode ser contaminado também em canis e ate antes de ser separado da mãe.

A leptospirose é uma doença transmitida através de água contaminada com urina de rato, ataca principalmente células renais, levando o cãozinho a óbito e podendo também ser transmitido para o ser humano.

Os filhotes devem receber a partir de 6 semanas de vida no mínimo 3 doses da V10 com intervalo entre doses variando de 2 a 4 semanas. Nos adultos a vacinação é feita anualmente.

Dra Ellen S. Marinho

CRMV-23.778